Passado do Transporte | A reativação do sistema seletivo em Campinas

No Passado do Transporte de hoje, vamos relembrar a reativação do sistema Seletivo na cidade. Criado no início dos anos 80 do século passado com a linha que ligava o Centro da cidade ao Shopping Center Iguatemi, então recém inaugurado, o sistema foi desativado no final da mesma década.

Com a chegada dos perueiros à cidade no ano de 1997 e com a inércia da prefeitura em resolver o problema da clandestinidade no transporte público, as empresas precisaram se mexer.

No final da década, começaram a chegar micro-ônibus equipados com ar condicionado para que as empresas pudessem operar nas mesmas linhas que os perueiros. Os primeiros micros foram comprados pela Viação Santa Catarina.

Foram compradas 20 unidades que começaram a operar em paralelo com as linhas dos perueiros, que eram quase as mesmas dos ônibus, e com o tempo houve adoção pelas demais empresas do setor.

A VBTU Transportes Urbanos fez a compra de algumas unidades e a Empresa Bortolotto de Viação Ltda. também adquiriu os micro-ônibus para operar nas linhas do Distrito de Sousas.

O maior lote comprado foi pelas empresas do Grupo Belarmino, na época a URCA, a TUCA e a Rápido Luxo Campinas. A maioria das linhas de alta demanda receberam os micros, levando mais conforto à população.

O sistema foi modificado durante o governo Izalene, pois parte do sistema de transporte já tinha passado pelas alterações necessárias para garantir o equilíbrio financeiro.

E você, lembra desses micro-ônibus?

Da Redação ODC.
Leia também:
Licitação do transporte de Campinas, enrolada desde 2018, já virou lenda urbana

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens