No Passado do Transporte de hoje vamos relembrar a chegada dos primeiros ônibus da VBTU Transportes com as catracas de volta para a porta dianteira. A entrega desses coletivos aconteceu no ano de 2003.
Com isso, os novos ônibus já estavam chegando com a catraca na porta de trás e depois foram sendo trocadas as posições dos ônibus mais antigos, até completar a frota toda.
Em 2003 a prefeitura determinou que as catracas voltassem para a porta da frente, pois seria mais seguro para o passageiro o desembarque pela porta traseira, já que no desembarque pela porta da frente a tendência do passageiro é que ele atravesse na frente do coletivo, podendo ocasionar acidentes.
O primeiro lote de ônibus zero km foi comprado pela VBTU, num total de 32 carros com carroceria Caio Apache Vip da geração 1 e chassis Mercedes-Benz OF-1417. Esses carros depois ficaram com a Onicamp Transportes Coletivos.
E você, lembra dessa troca e desses ônibus?
Da Redação ODC.
Leia também: Começam a operar nesta segunda, 16/12, novos radares nas imediações do Terminal Santa Lucia em Campinas
- A entrega do lote de ônibus articulados na região do Ouro Verde
- Os testes com ônibus de 15 metros em Campinas no ano de 2005
- A antiga pintura do SIT Campinas
- Os 16 anos da inauguração do Terminal Metropolitano de Campinas
- A pintura-teste de transição do SIT para o InterCamp
- O dia em que o prefeito Toninho colocou 100 ônibus enfileirados na Glicério
- A primeira entrega de ônibus do sistema InterCamp em maio de 2005
- A mudança dos prefixos das linhas em 2006
- A chegada dos primeiros articulados zero km. da Viação Morumbi
- A inauguração do controverso Terminal Itajaí
- A inauguração do Terminal Padre Anchieta em Campinas
- A reativação do sistema seletivo em Campinas
- O primeiro ônibus com itinerário eletrônico de Campinas
- A chegada da Viação Morumbi à Campinas em 2000
- O Terminal Carlos Lourenço, que nunca saiu do papel
- O começo do InterCamp com os parachoques pintados na cor da área
- Os veículos seletivos da VBTU em Campinas
- Os ônibus coloridos de um tempo distante
- A pintura de transição dos seletivos
- A linha Bairro Betel, que saía do Terminal Barão Geraldo
- Os primeiros ônibus com a volta do embarque para a dianteira
- A ligação expressa do Terminal Ouro Verde com o Centro de Campinas
- Os ônibus articulados comprados para a região do Campo Grande na extinta Viação Morumbi
- A chegada dos primeiros ônibus articulados de Hortolândia e Monte Mor
- Os emblemáticos articulados Volvo trazidos pela Itajaí Transportes à Campinas
- Os dois ônibus Volvo reencarroçados da Viação Morumbi
- As linhas que iam para o Taquaral somente nos finais de semana
- As linhas InterBairros, que integravam quase toda a cidade
- O “Superarticulado” de testes da VB1 em Campinas
- A primeira integração dos ônibus de Campinas, mais inteligente do que a de hoje
- A super demandada linha 5.82, que ia do Ouro Verde ao Enxuto
- A integração ônibus-VLT que existiu em Campinas
- Os clássicos ônibus articulados Scania da Auto Viação Ouro Verde