A partir de hoje, o ODC passa a publicar o Passado do Transporte, sempre com uma foto, vídeo ou história do serviço de ônibus em Campinas. Toda semana vamos publicar uma nova história para vocês relembrar.
Foram os últimos ônibus articulados que chegaram sem elevadores para cadeirantes. Com a baixa, entram em circulação outros veículos articulados, todos com acessibilidade total.

Os veículos, que tinham carroceria Busscar Urbanuss Pluss e chassis Mercedes-Benz O-500MA, foram entregues pelo então prefeito Hélio de Oliveira Santos em duas cerimônias: uma realizada em 30/11/2007, ao lado do Campo do Corintinha, e outra realizada em 12/04/2008, na frente do Terminal Ouro Verde.
Nessa última cerimônia, o lote contava também com 10 unidades de Busscar Urbanuss Pluss com chassis Volvo B12M, todos já desativados.
Foram entregues 20 ônibus na primeira cerimônia e mais 20 na segunda. Na primeira cerimônia foram entregues também os dois articulados com chassis Volksbus 17 230 EOD da Itajaí Transportes, ainda em operação.
Da Redação ODC.
Leia também: Linha 213, que atrasa muito na hora de pico, tem nova tabela horária com ajustes em Campinas
- A entrega do lote de ônibus articulados na região do Ouro Verde
- Os testes com ônibus de 15 metros em Campinas no ano de 2005
- A antiga pintura do SIT Campinas
- Os 16 anos da inauguração do Terminal Metropolitano de Campinas
- A pintura-teste de transição do SIT para o InterCamp
- O dia em que o prefeito Toninho colocou 100 ônibus enfileirados na Glicério
- A primeira entrega de ônibus do sistema InterCamp em maio de 2005
- A mudança dos prefixos das linhas em 2006
- A chegada dos primeiros articulados zero km. da Viação Morumbi
- A inauguração do controverso Terminal Itajaí
- A inauguração do Terminal Padre Anchieta em Campinas
- A reativação do sistema seletivo em Campinas
- O primeiro ônibus com itinerário eletrônico de Campinas
- A chegada da Viação Morumbi à Campinas em 2000
- O Terminal Carlos Lourenço, que nunca saiu do papel
- O começo do InterCamp com os parachoques pintados na cor da área
- Os veículos seletivos da VBTU em Campinas
- Os ônibus coloridos de um tempo distante
- A pintura de transição dos seletivos
- A linha Bairro Betel, que saía do Terminal Barão Geraldo
- Os primeiros ônibus com a volta do embarque para a dianteira
- A ligação expressa do Terminal Ouro Verde com o Centro de Campinas
- Os ônibus articulados comprados para a região do Campo Grande na extinta Viação Morumbi
- A chegada dos primeiros ônibus articulados de Hortolândia e Monte Mor
- Os emblemáticos articulados Volvo trazidos pela Itajaí Transportes à Campinas
- Os dois ônibus Volvo reencarroçados da Viação Morumbi
- As linhas que iam para o Taquaral somente nos finais de semana
- As linhas InterBairros, que integravam quase toda a cidade
- O “Superarticulado” de testes da VB1 em Campinas
- A primeira integração dos ônibus de Campinas, mais inteligente do que a de hoje
- A super demandada linha 5.82, que ia do Ouro Verde ao Enxuto
- A integração ônibus-VLT que existiu em Campinas
- Os clássicos ônibus articulados Scania da Auto Viação Ouro Verde