Passado do Transporte | A inauguração do controverso Terminal Itajaí

No Passado do Transporte de hoje, vamos relembrar a inauguração do Terminal Itajaí, uma das ações mais sem noção da prefeitura de Campinas. Extremamente mal localizado para qualquer integração, foi mais uma obra megalomaníaca de Chico Amaral.

Sem qualquer organização, o então prefeito da época decidiu que os bairros deveriam ter algum terminal de ônibus pois isso significava que o serviço público estava por perto do povo.

Isso é um erro crasso, pois terminal de ônibus não é um serviço público que se instala simplesmente em qualquer lugar e de qualquer jeito. Ele deve ter alguma lógica para que a população possa usufruir da melhor forma.

No caso do Terminal Itajaí, ele foi construído em um local que era completamente ermo na época e servia como ponto final de linhas troncais. Duas linhas alimentadoras foram do Campo Grande para lá, mas não duraram muito.

Havia a linha Parque da Floresta e Parque Itajaí IV, mas com a enorme evasão na região, as duas foram transferidas de volta para o Terminal Campo Grande, que também é fechado.

O Terminal Itajaí, com o tempo, passou a ser aberto com pagamento da tarifa dentro dos ônibus, já que havia muita gente entrando sem pagar no terminal para andar de onibus de graça.

Hoje, o terminal é apenas um enorme ponto quase sem lógica e com baixíssimo movimento. E você, lembra da inauguração do Terminal Itajaí?

Da Redação ODC.
Leia também:
PT não aprende e só ataca, esquecendo propostas; Dário já mostra que 2º mandato será letárgico e Rafa patina

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens