No Passado do Transporte de hoje, vamos relembrar a inauguração do Terminal Itajaí, uma das ações mais sem noção da prefeitura de Campinas. Extremamente mal localizado para qualquer integração, foi mais uma obra megalomaníaca de Chico Amaral.
Isso é um erro crasso, pois terminal de ônibus não é um serviço público que se instala simplesmente em qualquer lugar e de qualquer jeito. Ele deve ter alguma lógica para que a população possa usufruir da melhor forma.
No caso do Terminal Itajaí, ele foi construído em um local que era completamente ermo na época e servia como ponto final de linhas troncais. Duas linhas alimentadoras foram do Campo Grande para lá, mas não duraram muito.
Havia a linha Parque da Floresta e Parque Itajaí IV, mas com a enorme evasão na região, as duas foram transferidas de volta para o Terminal Campo Grande, que também é fechado.
O Terminal Itajaí, com o tempo, passou a ser aberto com pagamento da tarifa dentro dos ônibus, já que havia muita gente entrando sem pagar no terminal para andar de onibus de graça.
Hoje, o terminal é apenas um enorme ponto quase sem lógica e com baixíssimo movimento. E você, lembra da inauguração do Terminal Itajaí?
Da Redação ODC.
Leia também: PT não aprende e só ataca, esquecendo propostas; Dário já mostra que 2º mandato será letárgico e Rafa patina
- A entrega do lote de ônibus articulados na região do Ouro Verde
- Os testes com ônibus de 15 metros em Campinas no ano de 2005
- A antiga pintura do SIT Campinas
- Os 16 anos da inauguração do Terminal Metropolitano de Campinas
- A pintura-teste de transição do SIT para o InterCamp
- O dia em que o prefeito Toninho colocou 100 ônibus enfileirados na Glicério
- A primeira entrega de ônibus do sistema InterCamp em maio de 2005
- A mudança dos prefixos das linhas em 2006
- A chegada dos primeiros articulados zero km. da Viação Morumbi
- A inauguração do controverso Terminal Itajaí
- A inauguração do Terminal Padre Anchieta em Campinas
- A reativação do sistema seletivo em Campinas
- O primeiro ônibus com itinerário eletrônico de Campinas
- A chegada da Viação Morumbi à Campinas em 2000
- O Terminal Carlos Lourenço, que nunca saiu do papel
- O começo do InterCamp com os parachoques pintados na cor da área
- Os veículos seletivos da VBTU em Campinas
- Os ônibus coloridos de um tempo distante
- A pintura de transição dos seletivos
- A linha Bairro Betel, que saía do Terminal Barão Geraldo
- Os primeiros ônibus com a volta do embarque para a dianteira
- A ligação expressa do Terminal Ouro Verde com o Centro de Campinas
- Os ônibus articulados comprados para a região do Campo Grande na extinta Viação Morumbi
- A chegada dos primeiros ônibus articulados de Hortolândia e Monte Mor
- Os emblemáticos articulados Volvo trazidos pela Itajaí Transportes à Campinas
- Os dois ônibus Volvo reencarroçados da Viação Morumbi
- As linhas que iam para o Taquaral somente nos finais de semana
- As linhas InterBairros, que integravam quase toda a cidade
- O “Superarticulado” de testes da VB1 em Campinas
- A primeira integração dos ônibus de Campinas, mais inteligente do que a de hoje
- A super demandada linha 5.82, que ia do Ouro Verde ao Enxuto
- A integração ônibus-VLT que existiu em Campinas
- Os clássicos ônibus articulados Scania da Auto Viação Ouro Verde