- A entrega do lote de ônibus articulados na região do Ouro Verde
- Os testes com ônibus de 15 metros em Campinas no ano de 2005
- A antiga pintura do SIT Campinas
- Os 16 anos da inauguração do Terminal Metropolitano de Campinas
- A pintura-teste de transição do SIT para o InterCamp
- O dia em que o prefeito Toninho colocou 100 ônibus enfileirados na Glicério
- A primeira entrega de ônibus do sistema InterCamp em maio de 2005
- A mudança dos prefixos das linhas em 2006
- A chegada dos primeiros articulados zero km. da Viação Morumbi
- A inauguração do controverso Terminal Itajaí
- A inauguração do Terminal Padre Anchieta em Campinas
- A reativação do sistema seletivo em Campinas
- O primeiro ônibus com itinerário eletrônico de Campinas
- A chegada da Viação Morumbi à Campinas em 2000
- O Terminal Carlos Lourenço, que nunca saiu do papel
- O começo do InterCamp com os parachoques pintados na cor da área
- Os veículos seletivos da VBTU em Campinas
- Os ônibus coloridos de um tempo distante
- A pintura de transição dos seletivos
- A linha Bairro Betel, que saía do Terminal Barão Geraldo
- Os primeiros ônibus com a volta do embarque para a dianteira
- A ligação expressa do Terminal Ouro Verde com o Centro de Campinas
- Os ônibus articulados comprados para a região do Campo Grande na extinta Viação Morumbi
- A chegada dos primeiros ônibus articulados de Hortolândia e Monte Mor
- Os emblemáticos articulados Volvo trazidos pela Itajaí Transportes à Campinas
- Os dois ônibus Volvo reencarroçados da Viação Morumbi
- As linhas que iam para o Taquaral somente nos finais de semana
- As linhas InterBairros, que integravam quase toda a cidade
- O “Superarticulado” de testes da VB1 em Campinas
- A primeira integração dos ônibus de Campinas, mais inteligente do que a de hoje
- A super demandada linha 5.82, que ia do Ouro Verde ao Enxuto
- A integração ônibus-VLT que existiu em Campinas
- Os clássicos ônibus articulados Scania da Auto Viação Ouro Verde
No Passado do Transporte de hoje, vamos lembrar da única linha de ônibus que era integrada ao sistema VLT, que operou na cidade entre os anos de 1990 e de 1995, quando foi paralisado.
Quando o sistema começou a ser cobrado, pois logo no começo o VLT funcionava com catraca livre para que os campineiros conhecessem, assim como o ODC sugeriu que fosse com o BRT mas foi sumariamente ignorado pela Emdec, foi colocada uma linha para integração.
Os passageiros que pegavam a linha 5.03 – Jardim Paulicéia, podiam integrar com o VLT sem ter que pagar outra passagem. Como a linha passava perto da Estação Pompéia, era possível ir até lá com o Metrô de Superfície, como era chamado o VLT, e depois pegar o ônibus.
A inovação na época era ótima pois o sistema de transporte de Campinas não tinha integração tarifária. O sistema acabou quando o VLT foi paralisado, por ordem da Prefeitura em 1995.
A linha 5.03 era operada pela empresa URCA e tinha um adesivo azul bem grande na frente, indicando a integração.
E você, lembra da integração ônibus-trem do VLT?
Da Redação ODC.
Leia também: História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 34)





