No Passado do Transporte de hoje, vamos relembrar uma linha que fez muito sucesso no passado mas acabou extinta depois da queda gradual da demanda. A linha 5.71, que no InterCamp ganhou o prefixo 1.19, fazia a ligação entre o Terminal Ouro Verde e o Terminal Central de forma expressa, sem parar em nenhum ponto.
Com diversas modificações no decorrer do tempo, como operação o dia todo, operação apenas nos dias úteis, depois operação apenas nas horas de pico, a linha foi perdendo o sentido.
Quando as linhas diretas para os bairros via Santos Dumont foram criadas, a demanda na linha expressa caiu drasticamente, mas ainda valia a pena para quem precisava chegar ao Ouro Verde pela Avenida das Amoreiras.
Os coletivos dessa linha circulavam sem catracas, pois no Terminal Central havia uma catraca de pré-embarque, ou seja, o passageiro pagava a passagem ainda na plataforma e entrava por qualquer porta, agilizando o embarque.
Como o Terminal Ouro Verde já era fechado, os passageiros já tinham o hábito de entrar por qualquer porta. No decorrer do InterCamp, a linha foi perdendo horários até ser extinta.
Hoje o Terminal Ouro Verde não tem nenhuma ligação direta/expressa com o Centro. A mais rápida é a linha do BRT, mas ainda faz parada em todas as estações pelo percurso. E você, lembra da linha 5.71/1.19?
Da Redação ODC.
Leia também: BRT de Campinas enfrenta vários problemas que parecem nunca serem solucionados
- A entrega do lote de ônibus articulados na região do Ouro Verde
- Os testes com ônibus de 15 metros em Campinas no ano de 2005
- A antiga pintura do SIT Campinas
- Os 16 anos da inauguração do Terminal Metropolitano de Campinas
- A pintura-teste de transição do SIT para o InterCamp
- O dia em que o prefeito Toninho colocou 100 ônibus enfileirados na Glicério
- A primeira entrega de ônibus do sistema InterCamp em maio de 2005
- A mudança dos prefixos das linhas em 2006
- A chegada dos primeiros articulados zero km. da Viação Morumbi
- A inauguração do controverso Terminal Itajaí
- A inauguração do Terminal Padre Anchieta em Campinas
- A reativação do sistema seletivo em Campinas
- O primeiro ônibus com itinerário eletrônico de Campinas
- A chegada da Viação Morumbi à Campinas em 2000
- O Terminal Carlos Lourenço, que nunca saiu do papel
- O começo do InterCamp com os parachoques pintados na cor da área
- Os veículos seletivos da VBTU em Campinas
- Os ônibus coloridos de um tempo distante
- A pintura de transição dos seletivos
- A linha Bairro Betel, que saía do Terminal Barão Geraldo
- Os primeiros ônibus com a volta do embarque para a dianteira
- A ligação expressa do Terminal Ouro Verde com o Centro de Campinas
- Os ônibus articulados comprados para a região do Campo Grande na extinta Viação Morumbi
- A chegada dos primeiros ônibus articulados de Hortolândia e Monte Mor
- Os emblemáticos articulados Volvo trazidos pela Itajaí Transportes à Campinas
- Os dois ônibus Volvo reencarroçados da Viação Morumbi
- As linhas que iam para o Taquaral somente nos finais de semana
- As linhas InterBairros, que integravam quase toda a cidade
- O “Superarticulado” de testes da VB1 em Campinas
- A primeira integração dos ônibus de Campinas, mais inteligente do que a de hoje
- A super demandada linha 5.82, que ia do Ouro Verde ao Enxuto
- A integração ônibus-VLT que existiu em Campinas
- Os clássicos ônibus articulados Scania da Auto Viação Ouro Verde