A ligação expressa do Terminal Ouro Verde com o Centro de Campinas

Esta publicação é a parte de 22 de um total de 33 na série Passado do Transporte

No Passado do Transporte de hoje, vamos relembrar uma linha que fez muito sucesso no passado mas acabou extinta depois da queda gradual da demanda. A linha 5.71, que no InterCamp ganhou o prefixo 1.19, fazia a ligação entre o Terminal Ouro Verde e o Terminal Central de forma expressa, sem parar em nenhum ponto.

A linha foi implantada em 1988 quando o Terminal Ouro Verde foi inaugurado. Com a ligação direta, a população que vinha das linhas alimentadoras tinham uma opção rápida para o Centro.

Com diversas modificações no decorrer do tempo, como operação o dia todo, operação apenas nos dias úteis, depois operação apenas nas horas de pico, a linha foi perdendo o sentido.

Quando as linhas diretas para os bairros via Santos Dumont foram criadas, a demanda na linha expressa caiu drasticamente, mas ainda valia a pena para quem precisava chegar ao Ouro Verde pela Avenida das Amoreiras.

Os coletivos dessa linha circulavam sem catracas, pois no Terminal Central havia uma catraca de pré-embarque, ou seja, o passageiro pagava a passagem ainda na plataforma e entrava por qualquer porta, agilizando o embarque.

Como o Terminal Ouro Verde já era fechado, os passageiros já tinham o hábito de entrar por qualquer porta. No decorrer do InterCamp, a linha foi perdendo horários até ser extinta.

Hoje o Terminal Ouro Verde não tem nenhuma ligação direta/expressa com o Centro. A mais rápida é a linha do BRT, mas ainda faz parada em todas as estações pelo percurso. E você, lembra da linha 5.71/1.19?

Da Redação ODC.
Leia também:
BRT de Campinas enfrenta vários problemas que parecem nunca serem solucionados

Navegação da série<< Os primeiros ônibus com a volta do embarque para a dianteiraOs ônibus articulados comprados para a região do Campo Grande na extinta Viação Morumbi >>