No Passado do Transporte de hoje, vamos relembrar as pinturas de teste na transição do SIT Campinas para o Sistema InterCamp no ano de 2005. Na época, alguns ônibus foram usados para receber as pinturas iniciais do novo sistema.
O objetivo da cor era reproduzir no ônibus a mesma tonalidade de azul que era usada no então sistema Seletivo Alternativo, já que de início estava previsto que as cooperativas iriam assumir toda a área operacional 4.
Depois de um desacordo entre as então cinco cooperativas que se formaram na cidade, a área operacional 4 foi assumida temporariamente pela VBTU Transportes em conjunto com a Rápido Luxo Campinas.
Após a licitação do transporte, ocorrida no ano de 2005, a vencedora foi a empresa Onicamp Transportes Coletivos, que assumiu todas as linhas da área operacional 4.
Como o setor não foi assumido diretamente pelas cooperativas, já que apenas algumas linhas ficaram com os cooperados da época, a Emdec decidiu fazer um pequeno ajuste no tom do azul, deixando-o um pouco mais claro.
Dessa forma, escolheu-se o tom que é usado atualmente pela Onicamp em seus ônibus. E você, lembra dessa pintura teste?
Da Redação ODC.
Leia também: Terminal Itajaí muda parada de ônibus para obras durante toda esta semana em Campinas
- A entrega do lote de ônibus articulados na região do Ouro Verde
- Os testes com ônibus de 15 metros em Campinas no ano de 2005
- A antiga pintura do SIT Campinas
- Os 16 anos da inauguração do Terminal Metropolitano de Campinas
- A pintura-teste de transição do SIT para o InterCamp
- O dia em que o prefeito Toninho colocou 100 ônibus enfileirados na Glicério
- A primeira entrega de ônibus do sistema InterCamp em maio de 2005
- A mudança dos prefixos das linhas em 2006
- A chegada dos primeiros articulados zero km. da Viação Morumbi
- A inauguração do controverso Terminal Itajaí
- A inauguração do Terminal Padre Anchieta em Campinas
- A reativação do sistema seletivo em Campinas
- O primeiro ônibus com itinerário eletrônico de Campinas
- A chegada da Viação Morumbi à Campinas em 2000
- O Terminal Carlos Lourenço, que nunca saiu do papel
- O começo do InterCamp com os parachoques pintados na cor da área
- Os veículos seletivos da VBTU em Campinas
- Os ônibus coloridos de um tempo distante
- A pintura de transição dos seletivos
- A linha Bairro Betel, que saía do Terminal Barão Geraldo
- Os primeiros ônibus com a volta do embarque para a dianteira
- A ligação expressa do Terminal Ouro Verde com o Centro de Campinas
- Os ônibus articulados comprados para a região do Campo Grande na extinta Viação Morumbi
- A chegada dos primeiros ônibus articulados de Hortolândia e Monte Mor
- Os emblemáticos articulados Volvo trazidos pela Itajaí Transportes à Campinas
- Os dois ônibus Volvo reencarroçados da Viação Morumbi
- As linhas que iam para o Taquaral somente nos finais de semana
- As linhas InterBairros, que integravam quase toda a cidade
- O “Superarticulado” de testes da VB1 em Campinas
- A primeira integração dos ônibus de Campinas, mais inteligente do que a de hoje
- A super demandada linha 5.82, que ia do Ouro Verde ao Enxuto
- A integração ônibus-VLT que existiu em Campinas
- Os clássicos ônibus articulados Scania da Auto Viação Ouro Verde