No Passado do Transporte de hoje, vamos relembrar as pinturas de teste na transição do SIT Campinas para o Sistema InterCamp no ano de 2005. Na época, alguns ônibus foram usados para receber as pinturas iniciais do novo sistema.
O objetivo da cor era reproduzir no ônibus a mesma tonalidade de azul que era usada no então sistema Seletivo Alternativo, já que de início estava previsto que as cooperativas iriam assumir toda a área operacional 4.
Depois de um desacordo entre as então cinco cooperativas que se formaram na cidade, a área operacional 4 foi assumida temporariamente pela VBTU Transportes em conjunto com a Rápido Luxo Campinas.
Após a licitação do transporte, ocorrida no ano de 2005, a vencedora foi a empresa Onicamp Transportes Coletivos, que assumiu todas as linhas da área operacional 4.
Como o setor não foi assumido diretamente pelas cooperativas, já que apenas algumas linhas ficaram com os cooperados da época, a Emdec decidiu fazer um pequeno ajuste no tom do azul, deixando-o um pouco mais claro.
Dessa forma, escolheu-se o tom que é usado atualmente pela Onicamp em seus ônibus. E você, lembra dessa pintura teste?
Da Redação ODC.
Leia também: Terminal Itajaí muda parada de ônibus para obras durante toda esta semana em Campinas