No passado do transporte de hoje, vamos relembrar uma das entregas de ônibus mais emblemáticas da história de Campinas. Em maio de 2001 o então prefeito Antonio da Costa Santos, o Toninho, mandou enfileirar mais de 100 ônibus zero km no meio da Avenida Francisco Glicério.
Por conta disso, as empresas operadoras da época deixaram de investir, deixando a frota velha e sucateada. A tarifa ficou congelada por mais de três anos e os investimentos foram paralisados.
Assim que assumiu o governo, Toninho reajustou a tarifa em 30%, mas exigiu de imediato a renovação de pelo menos 100 ônibus. As empresas imediatamente compraram os coletivos.
Por conta de uma denúncia feita pelo Portal SIT Campinas, antecessor do ODC na época, de que parte da renovação tinha sido de ônibus usados, Toninho exigiu que fossem exibidas todas as notas fiscais dos coletivos comprados, e eles foram grudados no para-brisas dos ônibus.
Toda a população pôde ver os novos ônibus da cidade, com nova pintura e entrada pela porta traseira durante toda uma manhã. Logo depois, os coletivos foram incorporados à frota e entraram em operação.
E você, lembra desta entrega?
Da Redação ODC.
Leia também: Nova linha 137 vai ligar terminais Vida Nova e Ouro Verde a partir de quinta, 15/08
- A entrega do lote de ônibus articulados na região do Ouro Verde
- Os testes com ônibus de 15 metros em Campinas no ano de 2005
- A antiga pintura do SIT Campinas
- Os 16 anos da inauguração do Terminal Metropolitano de Campinas
- A pintura-teste de transição do SIT para o InterCamp
- O dia em que o prefeito Toninho colocou 100 ônibus enfileirados na Glicério
- A primeira entrega de ônibus do sistema InterCamp em maio de 2005
- A mudança dos prefixos das linhas em 2006
- A chegada dos primeiros articulados zero km. da Viação Morumbi
- A inauguração do controverso Terminal Itajaí
- A inauguração do Terminal Padre Anchieta em Campinas
- A reativação do sistema seletivo em Campinas
- O primeiro ônibus com itinerário eletrônico de Campinas
- A chegada da Viação Morumbi à Campinas em 2000
- O Terminal Carlos Lourenço, que nunca saiu do papel
- O começo do InterCamp com os parachoques pintados na cor da área
- Os veículos seletivos da VBTU em Campinas
- Os ônibus coloridos de um tempo distante
- A pintura de transição dos seletivos
- A linha Bairro Betel, que saía do Terminal Barão Geraldo
- Os primeiros ônibus com a volta do embarque para a dianteira
- A ligação expressa do Terminal Ouro Verde com o Centro de Campinas
- Os ônibus articulados comprados para a região do Campo Grande na extinta Viação Morumbi
- A chegada dos primeiros ônibus articulados de Hortolândia e Monte Mor
- Os emblemáticos articulados Volvo trazidos pela Itajaí Transportes à Campinas
- Os dois ônibus Volvo reencarroçados da Viação Morumbi
- As linhas que iam para o Taquaral somente nos finais de semana
- As linhas InterBairros, que integravam quase toda a cidade
- O “Superarticulado” de testes da VB1 em Campinas
- A primeira integração dos ônibus de Campinas, mais inteligente do que a de hoje
- A super demandada linha 5.82, que ia do Ouro Verde ao Enxuto
- A integração ônibus-VLT que existiu em Campinas
- Os clássicos ônibus articulados Scania da Auto Viação Ouro Verde