No passado do transporte de hoje, vamos relembrar uma das entregas de ônibus mais emblemáticas da história de Campinas. Em maio de 2001 o então prefeito Antonio da Costa Santos, o Toninho, mandou enfileirar mais de 100 ônibus zero km no meio da Avenida Francisco Glicério.
Por conta disso, as empresas operadoras da época deixaram de investir, deixando a frota velha e sucateada. A tarifa ficou congelada por mais de três anos e os investimentos foram paralisados.
Assim que assumiu o governo, Toninho reajustou a tarifa em 30%, mas exigiu de imediato a renovação de pelo menos 100 ônibus. As empresas imediatamente compraram os coletivos.
Por conta de uma denúncia feita pelo Portal SIT Campinas, antecessor do ODC na época, de que parte da renovação tinha sido de ônibus usados, Toninho exigiu que fossem exibidas todas as notas fiscais dos coletivos comprados, e eles foram grudados no para-brisas dos ônibus.
Toda a população pôde ver os novos ônibus da cidade, com nova pintura e entrada pela porta traseira durante toda uma manhã. Logo depois, os coletivos foram incorporados à frota e entraram em operação.
E você, lembra desta entrega?
Da Redação ODC.
Leia também: Nova linha 137 vai ligar terminais Vida Nova e Ouro Verde a partir de quinta, 15/08