No Passado do Transporte de hoje, vamos recordar a pintura do Sistema Integrado de Transporte de Campinas, o SIT Campinas, em sua segunda fase. A pintura foi usada no transporte público de Campinas entre os anos de 2001 e 2005.
Assim que o primeiro lote chegou, em maio de 2001, a nova pintura foi aplicada. Esse primeiro lote foi adquirido pela então VBTU Transportes. O layout foi criado pelo designer valinhense Paulo Gandolfo.
Gandolfo já fez vários layouts para diversas empresas de ônibus e é especializado em designs para motos, carros e capacetes usados em competições de alta velocidade.
Em dois tons de azul, a pintura ostentava também a andorinha, símbolo maior da cidade. Essa pintura também restaurou os nomes das empresas na lataria, o que tinha sido retirado, por algum motivo, do layout anterior.
A pintura e o SIT Campinas duraram até 2005, quando foi feita a licitação do transporte público e o nome do sistema mudou para InterCamp, assim como o layout dos coletivos.
Da Redação ODC.
Leia também: Linhas do sistema Corujão voltam para o Terminal Mercado nesta segunda, 22/07
- A entrega do lote de ônibus articulados na região do Ouro Verde
- Os testes com ônibus de 15 metros em Campinas no ano de 2005
- A antiga pintura do SIT Campinas
- Os 16 anos da inauguração do Terminal Metropolitano de Campinas
- A pintura-teste de transição do SIT para o InterCamp
- O dia em que o prefeito Toninho colocou 100 ônibus enfileirados na Glicério
- A primeira entrega de ônibus do sistema InterCamp em maio de 2005
- A mudança dos prefixos das linhas em 2006
- A chegada dos primeiros articulados zero km. da Viação Morumbi
- A inauguração do controverso Terminal Itajaí
- A inauguração do Terminal Padre Anchieta em Campinas
- A reativação do sistema seletivo em Campinas
- O primeiro ônibus com itinerário eletrônico de Campinas
- A chegada da Viação Morumbi à Campinas em 2000
- O Terminal Carlos Lourenço, que nunca saiu do papel
- O começo do InterCamp com os parachoques pintados na cor da área
- Os veículos seletivos da VBTU em Campinas
- Os ônibus coloridos de um tempo distante
- A pintura de transição dos seletivos
- A linha Bairro Betel, que saía do Terminal Barão Geraldo
- Os primeiros ônibus com a volta do embarque para a dianteira
- A ligação expressa do Terminal Ouro Verde com o Centro de Campinas
- Os ônibus articulados comprados para a região do Campo Grande na extinta Viação Morumbi
- A chegada dos primeiros ônibus articulados de Hortolândia e Monte Mor
- Os emblemáticos articulados Volvo trazidos pela Itajaí Transportes à Campinas
- Os dois ônibus Volvo reencarroçados da Viação Morumbi
- As linhas que iam para o Taquaral somente nos finais de semana
- As linhas InterBairros, que integravam quase toda a cidade
- O “Superarticulado” de testes da VB1 em Campinas
- A primeira integração dos ônibus de Campinas, mais inteligente do que a de hoje
- A super demandada linha 5.82, que ia do Ouro Verde ao Enxuto
- A integração ônibus-VLT que existiu em Campinas
- Os clássicos ônibus articulados Scania da Auto Viação Ouro Verde