No Passado do Transporte de hoje, vamos relembrar de um dos ônibus de testes mais vistos na cidade no ano de 2005. Esse veículo de 15 metros de comprimento, uma novidade na época, passou por quase todas as empresas da cidade.

Circulou por alguns dias na antiga linha 4.22, que ligava o Terminal Itajaí ao Corredor Central. Depois os testes foram feitos na empresa URCA, e uma das linhas contempladas foi a antiga 5.84, que ia do Terminal Ouro Verde ao Shopping Dom Pedro.
A empresa VBTU também testou o carro, mas na antiga linha 5.34, que ligava o Jardim São Domingos ao Terminal Central. Na região metropolitana a empresa Ouro Verde fez testes na linha 652, que ligava Sumaré ao Shopping Iguatemi.

Apesar dos testes, nenhuma empresa comprou o modelo. Esse veículo dos testes acabou seus dias na Metra, de São Bernardo do Campo, onde rodou até ser definitivamente desativado.
Da Redação ODC.
Leia também: Guarda Municipal apreende mais de 1 tonelada de cabos de cobre furtados do BRT de Campinas
- A entrega do lote de ônibus articulados na região do Ouro Verde
- Os testes com ônibus de 15 metros em Campinas no ano de 2005
- A antiga pintura do SIT Campinas
- Os 16 anos da inauguração do Terminal Metropolitano de Campinas
- A pintura-teste de transição do SIT para o InterCamp
- O dia em que o prefeito Toninho colocou 100 ônibus enfileirados na Glicério
- A primeira entrega de ônibus do sistema InterCamp em maio de 2005
- A mudança dos prefixos das linhas em 2006
- A chegada dos primeiros articulados zero km. da Viação Morumbi
- A inauguração do controverso Terminal Itajaí
- A inauguração do Terminal Padre Anchieta em Campinas
- A reativação do sistema seletivo em Campinas
- O primeiro ônibus com itinerário eletrônico de Campinas
- A chegada da Viação Morumbi à Campinas em 2000
- O Terminal Carlos Lourenço, que nunca saiu do papel
- O começo do InterCamp com os parachoques pintados na cor da área
- Os veículos seletivos da VBTU em Campinas
- Os ônibus coloridos de um tempo distante
- A pintura de transição dos seletivos
- A linha Bairro Betel, que saía do Terminal Barão Geraldo
- Os primeiros ônibus com a volta do embarque para a dianteira
- A ligação expressa do Terminal Ouro Verde com o Centro de Campinas
- Os ônibus articulados comprados para a região do Campo Grande na extinta Viação Morumbi
- A chegada dos primeiros ônibus articulados de Hortolândia e Monte Mor
- Os emblemáticos articulados Volvo trazidos pela Itajaí Transportes à Campinas
- Os dois ônibus Volvo reencarroçados da Viação Morumbi
- As linhas que iam para o Taquaral somente nos finais de semana
- As linhas InterBairros, que integravam quase toda a cidade
- O “Superarticulado” de testes da VB1 em Campinas
- A primeira integração dos ônibus de Campinas, mais inteligente do que a de hoje
- A super demandada linha 5.82, que ia do Ouro Verde ao Enxuto
- A integração ônibus-VLT que existiu em Campinas
- Os clássicos ônibus articulados Scania da Auto Viação Ouro Verde