No Passado do Transporte, vamos relembrar a integração tarifária da época do governo Francisco Amaral. Complexa mas muito mais inteligente do que a de hoje, a primeira integração da cidade começou em 1997.
As duas únicas linhas que integravam com qualquer outra eram a InterBairros, com a linha 3.81 fazendo parte do grupo 15, e a linha 3.82 fazendo parte do grupo 16.
Era possível fazer uma integração entre linhas de grupos diferentes, por exemplo: quem pegasse uma linha do grupo 1, poderia fazer uma integração com qualquer linha de um grupo diferente.
Não era possível integrar dentro do mesmo grupo. Se o passageiro pegasse um ônibus do grupo 1, e depois pegasse outro ônibus do mesmo grupo, pagaria outra passagem.
Os ônibus ganharam um adesivo com um número na cor vermelha no parabrisa indicando a qual grupo aquela linha fazia parte. A integração era possível ser feita dentro de 70 minutos.
O sistema foi extinto depois da chegada dos perueiros à cidade. E você, lembra desse sistema?
Da Redação ODC.
Leia também: Conforme já esperado, Secretaria avisa que obra do Mercado Municipal vai atrasar DE NOVO!
- A entrega do lote de ônibus articulados na região do Ouro Verde
- Os testes com ônibus de 15 metros em Campinas no ano de 2005
- A antiga pintura do SIT Campinas
- Os 16 anos da inauguração do Terminal Metropolitano de Campinas
- A pintura-teste de transição do SIT para o InterCamp
- O dia em que o prefeito Toninho colocou 100 ônibus enfileirados na Glicério
- A primeira entrega de ônibus do sistema InterCamp em maio de 2005
- A mudança dos prefixos das linhas em 2006
- A chegada dos primeiros articulados zero km. da Viação Morumbi
- A inauguração do controverso Terminal Itajaí
- A inauguração do Terminal Padre Anchieta em Campinas
- A reativação do sistema seletivo em Campinas
- O primeiro ônibus com itinerário eletrônico de Campinas
- A chegada da Viação Morumbi à Campinas em 2000
- O Terminal Carlos Lourenço, que nunca saiu do papel
- O começo do InterCamp com os parachoques pintados na cor da área
- Os veículos seletivos da VBTU em Campinas
- Os ônibus coloridos de um tempo distante
- A pintura de transição dos seletivos
- A linha Bairro Betel, que saía do Terminal Barão Geraldo
- Os primeiros ônibus com a volta do embarque para a dianteira
- A ligação expressa do Terminal Ouro Verde com o Centro de Campinas
- Os ônibus articulados comprados para a região do Campo Grande na extinta Viação Morumbi
- A chegada dos primeiros ônibus articulados de Hortolândia e Monte Mor
- Os emblemáticos articulados Volvo trazidos pela Itajaí Transportes à Campinas
- Os dois ônibus Volvo reencarroçados da Viação Morumbi
- As linhas que iam para o Taquaral somente nos finais de semana
- As linhas InterBairros, que integravam quase toda a cidade
- O “Superarticulado” de testes da VB1 em Campinas
- A primeira integração dos ônibus de Campinas, mais inteligente do que a de hoje
- A super demandada linha 5.82, que ia do Ouro Verde ao Enxuto
- A integração ônibus-VLT que existiu em Campinas
- Os clássicos ônibus articulados Scania da Auto Viação Ouro Verde